sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Pesquisa revela que quase metade dos brasileiros assistem ao menos um jogo de futebol por semana

Uma pesquisa da Nexus, encomendada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comprova que o futebol é mesmo o esporte mais amado pelos brasileiros e está defintivamente presente na rotina das pessoas. Segundo o levantamento, sete em cada dez brasileiros (73%) assistem ao menos um jogo por semana. Dentre os entrevistados pela Nexus, 16% assistem a vários jogos na semana, 17% assistem a mais de um e 14% acompanham um jogo durante a semana. No geral, 5% acompanham uma jogo a cada 15 dias, 6% ao menos uma partida por mês e outros 15% quando há possibilidade. A pesquisa revela que mais da metade da população (58%) assiste a uma partida de futebol por mês, e somente 2% não assistem a nenhum jogo.
www.seuguara.com.br/pesquisa/Nexus/hábitos/brasileiro/futebol/

A maioria daqueles que habitualmente assistem aos menos um jogo por semana, são homens (64%). Dentre esses, 56% têm idades entre 16 e 24 anos, os que recebem mais de cinco salários mínimos representam 53% dos entrevistados. As mulheres são maioria no grupo daqueles que não assistem a partidas de futebol (36%). Moradores no Nordeste (34%), moradores no Sudeste (51%), e no Norte/Centro-Oeste (51%). Pessoas com mais de 60 anos de idade representam 30% dos entrevistados, e 29% estão na faixa de 41 a 59 anos. Pessoas que se auto declararam pretas 52%, 29% disseram ser brancos e 41% se declaram analfabetos, ou que sabem ler e escrever.


Oito em cada dez brasileiros têm um time de preferência 


Mesmo que o universo daqueles que não acompanham o futebol seja grande, ou daqueles que têm preferência por outro esporte, a maioria dos que aceitaram responder a entrevista da Nexux (78%) disseram que torcem para algum time. Àqueles que declararam ter um time exclusivo para torcer representam 22%. Mas, àqueles que disseram que não acompanham, ou que não gostam de futebol, têm simpatia por algum time. O que demonstra que até os brasileiros que não acompanham se identificam com o esporte mais praticado no Brasil e que fascina adultos e crianças em todo o mundo. 


Nesse universo de torcedores 87% são homens e 69% são mulheres. Jovens entre 16 e 24 anos representam 83% de torcedores e 72% estão acima dos 60 anos. No Sudeste 83%, no Nordeste 71% . Àqueles com renda entre dois e cinco salários mínimos 82%, e os que recebem até um salário mínimo, 74%. 

O Flamengo é a equipe com mais torcedores declarados: 26%. Seguido do Corinthians com 19%; São Paulo 9%; Palmeiras 7%; Vasco da Gama 5%; Internacional-RS e Cruzeiro 4% cada; Atlético-MG, Grêmio e Santos 3% cada; Botafogo, Bahia e Fluminense têm 2% cada; e os demais times representam 11% do total.


O hábito de acompanhar e consumir futebol do brasileiro


A pesquisa da Nexus e CBF também revela que grande parte do brasileiros (41%) têm o hábito de se informar sobre futebol, através dos debates em mesas redondas, "resenhas", seja pela televisão, rádio e plataformas de streaming - dos quais 24%, ao menos uma vez por semanas. A pesquisa aponta ainda, que 77% das pessoas consomem futebol pela mídia, quer seja pela TV aberta, TV fechada, rádio ou streaming. Em todos os formatos, apenas 6%, 22% através de três deles, 20% acompanham por dois formatos e 29% em apenas uma das modalidades e 23% não costumam acompanhar ou consumir futebol pela mídia. 


Somente dois em cada dez brasileiros torcem por seus times diretamente nos estádios e Arenas, Brasil afora. A porcentagem de torcedores que preferem arquibancadas paara assisgir futebol é de 19%. 22% que frequentaram esthádios de futebol, mas abandonarma o hábito. Entretanto, a grande maioria (59%) nunca assistiu uma partida das arquibancadas. Dentre esses, 63% são jovens de 16 a 24 anos. O público feminino corresponde a 72%, 62% têm entre 41 a 59 anos. Metade dos que tem idade superior a 60 anos já foram ao estádio e 32% disseram que não vão mais. A justificativa para a maioria (41%) é falta de interesse pelo futebol. Outros citaram questões de segurança (23%), e 12% responderam que o motivo é o preço dos ingressos.

A Nexus entrevistou 2.006 pessoas com idade a partir de 16 anos, em todos os Estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.


Fonte: Nexus

Imagem: reprodução/Foto: Wagner Meier/Getty Images


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger