segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Você entende o que está acontecendo?

Muito bem, fazendo jus à função de colaborador infreqüente, aqui estou!
Após um looongo e tenebroso tempo sem aparecer, voltei meus caros! Mas está enganado quem pensa que fiquei este tempo todo de férias ou coisa parecida.
Este sumisso tem a ver com o futuro! O meu, o seu, de todo mundo... Fui designado para uma missão, relembrar meus tempos de operador na bolsa e tentar ajudar a galera no entendimento desta crise financeira que está assolando o mundo e que, há alguns posts atrás, vem sendo tratada aqui no blog.
Vou usar o mesmo discurso que estou utilizando desde então para tentar explicar o que está acontecendo, segue aí um trechinho:

A Crise para Leigos!


“O seu Silva tem um bar, aqui na capital, e decide que vai vender cachaça ‘na caderneta’ aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.

Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).

O gerente do banco do seu Silva, um ousado administrador formado em curso de ‘emibiêi’, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.

Uns seis ‘zécutivos’ de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Silva).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que a galera do seu Silva, os bebuns do buteco, não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Silva vai à falência. Adivinha o que acontece com a cadeia formada? Toda a cadeia desmorona! ”

Depois dessa, teve senado aprovando pacotão, presidente mudando conceitos e muita gente se precavendo... A galera do cafezinho, grande local de debate, já está esperta e não movimenta o “Home-Broker” sem dar uma palavrinha pra
saber qual a catimba manhosa do mercado. Fique esperto você também!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger